quinta-feira, 11 de abril de 2013

Oracle RAC Usar Admin-managed ou Policy-managed database?

A partir da versão 11.2 do banco de dados Oracle surgiram estes conceitos de admin-managed e policy-managed. Mas qual é a diferença entre eles?

Para simplificar, digo que quando se usa a opção admin-managed estamos assumindo o controle de recursos do banco de dados. Na opção policy-managed, deixamos o controle para o serviço de cluster RAC.

Admin-managed é a antiga forma de configurar o serviço de cluster, veja mais sobre o conceito de serviço clicando aqui.

Usando a opção policy-managed, simplificamos a vida do DBA que não mais precisa estar preocupado em gerenciar cada instância em cada servidor individualmente. Agora inserimos o conceito de conjunto (pool) de servidores para gerenciar as diversas instâncias.


Quando você define um serviço como admin-managed será preciso definir também quais instâncias irão suportar este serviço. A instância escolhida é denominada PREFERRED. Também podem ser definidas instâncias chamadas AVAILABLE que podem vir a suportar o serviço em caso de falha da principal (PREFERRED).

Quando você define um serviço como policy-managed significa dizer que um conjunto de servidores (server pool) irá atender a este serviço. Nesta modalidade ainda podemos ter uma política uniforme (uniform policy) ou simples (singleton). Na política uniform o serviço será atendido por todas as instâncias do pool de servidores. Na opção singleton o RAC escolhe a instância do pool que irá atender ao serviço, em caso de falha desta, o serviço migra (failover) para elege uma instância disponível.

Então, qual opção usar?

Caso você tenha um amplo conhecimento do que roda no seu ambiente e tem tempo para ficar administrando recurso use admin-managed.

Mas a minha opção é usar a policy-managed, com política uniforme, pois deixamos no automático com melhor escalabilidade. Adicionamos novos servidores ou removemos conforme a necessidade e deixamos para o RAC decidir qual  nó o serviço irá rodar.

Você conhece uma situação comum que se recomende o uso do serviço admin-managed?

Nenhum comentário:

Postar um comentário