quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EXALOGIC - Solução Oracle para aplicações Web

Executar todas as suas aplicações num servidor único? Essa seria a nova estratégia da Oracle conhecida como "Cloud in a box" - algo como nuvem de processamento numa caixa (servidor). Denominado de Exalogic computação em nuvem, esta solução provê a possibilidade de uma configuração mais simples até a expansão de vários hardwares conectados entre sí.

Este hardware elegante que exibe os logos da SUN e ORACLE pode ser configurado com 30 servidores composto de 360 núcleos, rede (InfiniBand de 40Gbits) e armazenamento (storage SUN). Faz parte do pacote de soluções a tecnologia de virtualização da Oracle (VM) com a possibilidade de escolha entre os sistemas operacionais Solaris e Linux. De fato, o pacote completo Exalogic inclui ainda O software Exalogic, sistema operacional, o Oracle JRockit e HotSpot, e WebLogic e Oracle Coherence caching solution.

O conceito de nuvem da Oracle seria uma plataforma de aplicativos baseados em padrões e plataforma de execução. Isto inclui hardware e software. É virtual e expansível e executa uma variedade de aplicações.

A proposta do Exalogic é atender à aplicações em ambientes AWS, ou seja, voltados à WEB. Os testes de benchmark mostraram uma melhora de 12 vezes na performance das aplicações desenvolvidas para a internet.

Feito para suportar requisições de HTTP superiores a 1 milhão por segundo, seria como se fosse possível suportar o tráfico do Facebook em apenas 2 racks. Além disso, O Exalogic mostrou excelente performance no tratamento de mensagens, na ordem de 1,8 milhões de mensagens por segundo.

De fato, o sistema Exalogic seria mais apropriado para entregar a melhor performance em aplicações Java, com possibilidade de expansão, tolerância à falha, segurança e simplicidade de manutenção.

Outro comparativo, segundo a Oracle, demonstraria que o sistema Exalogic teria um custo 4 vezes inferior ao dos melhores servidores IBM, além da possibilidade de crescimento em até 8 racks. A linha top da IBM, o Power 795 system, não teria essa escalabilidade.

A Orale lançou também uma nova versão do Unbreakable Enterprise Kernel, sistema operacional Linux da Oracle. A promessa é entregar um sistema operacional 5 vezes mais performático que o Linux Rad Hat.

"O Red Hat se encontra 4 anos atrasado tecnologicamente, isto é um problema enorme para nós", informou Ellison (CEO da Oracle). "Não podemos nos dar ao luxo de ficar atrasados em 4 anos" completou Ellison.

A solução Exalogic parece vir complementar o sistema Exadata (recomendado para DatawareHouse), criando um parceria de sucesso em performance. No entanto, ainda não parece ser viável para aplicações transacionais, seja por seu custo ou mesmo pela sua natureza que seria atender grandes bases de dados suportando ambientes Java na Web.

Mas novidades na Oracle não param por aí. Ainda em 2010 deverá ser lançado uma máquina voltada para aplicações OLTP (transacionais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário